Comissão vai debater escolarização de surdos oralizados

por Egidio Mendes publicado 20/10/2023 10h05, última modificação 20/10/2023 10h06
Amália Barros é a autora do requerimento para a realização da audiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública na terça-feira (24) para tratar da educação oferecida aos surdos oralizados, seus principais desafios nas escolas e nos atendimentos de saúde.

Confira a lista de convidados para a reunião, que está marcada para as 13 horas no plenário 13.

O requerimento para a promoção da audiência foi apresentado pela deputada Amália Barros (PL-MT). Segundo ela, algumas associações a procuraram para tratar do assunto, tanto para elaborar propostas legislativas quanto para fiscalizar as ações desenvolvidas pelo Executivo no que se refere à escolarização do surdo oralizado.

Em relação à escolarização, há críticas de que o direito garantido a essa população de matrícula em escolas e classes regulares (Lei 14191/21) e de acesso a tecnologias assistidas (Estatuto da Pessoa com Deficiência ) não está sendo atendido. "Esta é uma temática que divide opiniões, contudo o nosso principal objetivo é dialogar sobre medidas que reforcem o cumprimento da legislação", declarou a deputada.

Da Redação - RB

Fonte: Agência Câmara de Notícias