Parlamentares repercutem fim da greve dos professores

por Luciano Luiz dos Santos publicado 10/06/2015 14h42, última modificação 10/06/2015 14h42

O fim da greve dos professores da rede estadual e o cenário da educação em Pernambuco foram tema de debate na Reunião Plenária desta terça (9). Como destacou a deputada Teresa Leitão (PT), durante pronunciamento, os docentes decidiram, na última segunda (8), retornar às salas de aula, após aceitar o aumento salarial de 7%, proposto pelo Poder Executivo.

“A greve foi politicamente positiva: a categoria mostrou suas prioridades, fez o Governo recuar e, se não chegou onde queria, conseguiu mais do que foi oferecido no início do movimento”, comentou a deputada, que lamentou o fato da remuneração dos professores ser 60% inferior à de outros servidores de nível superior do Estado.

Os deputados Waldemar Borges (PSB) e Odacy Amorim (PT) apartearam Teresa Leitão. “É gratificante ver que, pelo segundo ano consecutivo, temos a escola pública mais atrativa do Brasil. A comunidade compreende esses avanços”, afirmou o líder do Governo. “Não há como avançar estrategicamente sem investimento pesado na educação”, lembrou Amorim. 

Já o deputado Edilson Silva (PSOL) criticou, durante pronunciamento, o uso de campanhas publicitárias do Governo para apresentar números distintos da realidade e acabar com um movimento legítimo dos professores. Já o primeiro vice-líder do Governo, Lucas Ramos, elogiou a decisão de suspender a greve.

PLANO DE EDUCAÇÃO - Debatido na Alepe, no final da última semana, durante o V Seminário de Educação do Legislativo, o Plano Estadual de Educação também foi tema do pronunciamento de Teresa Leitão. A proposição tramita na Assembleia em regime de urgência, mas, segundo a petista, não foi revisado pelo Fórum Estadual de Educação e não teve parecer técnico apresentado pelo Conselho Estadual de Educação. “Isso tem que ser corrigido”, avaliou. 

O Projeto de Lei nº 269/2015, que contém o Plano, foi retirado da pauta da Comissão de Justiça, nesta terça (9), para melhor análise dos membros do colegiado. “O projeto precisa ser avaliado em detalhes,mas há tempo para que votemos na próxima terça-feira”, comentou o segundo vice-líder do Governo, Tony Gel (PMDB).


Fonte: Alepe 

error while rendering plone.comments